Como cada vez mais me sinto um ser apartidário, não tenho problema algum em admitir que assim foi um trabalho bem desempenhado, os meus parabéns. O problema do saneamento resolvido, o arranjo dos passeios, novas árvores plantadas e a resolução dos problemas aliado a um progresso sustentado. Resta agora saber porque na Tojela, a solução não passou pelo mesmo, terá sido pela intervenção das diferentes alterações, terem sido também efectuadas por diferentes departamentos administrativos? Mais uma vez fica a pergunta.
Nota: Saibam respeitar-se nos comentários, sempre existirão diferentes opiniões, mas nós conseguimos fazer melhor do que recorrer ao insulto gratuito.
Aqui há uns tempos, bem no centro do largo da Tojela foi cortada uma árvore que já fazia parte da paisagem desde que me lembro de mim, e pelo que sei desde há algumas dezenas de anos que lá estava. Foi alegado que estaria em risco de cair, sendo então abatida. Lembro-me perfeitamente que muitas vozes se levantaram, e pediram mesmo a plantação de uma nova árvore. Nada feito, e infelizmente lá nos habituamos á paisagem sem a árvore.
Passado todo este tempo e durante esta semana, foram abatidas ao pé do estádio cerca de uma dezena de árvores. Segundo o que ouvi, por provocarem obstruções na rede de esgotos e por inundarem a via nos dias mais chuvosos. Segundo também o que sei, este mesmo abate foi a "pedido", através de um abaixo-assinado de habitantes lá da zona. Será que estes mesmos habitantes não estiveram contra a árvore que foi abatida na Tojela? Fica a pergunta.
Num mundo cada vez mais ecológico, os nossos governantes locais conseguem perpetuar este tipo de crimes, porque para mim abater árvores sem plantar novas noutro local é crime.
È com muita pena minha que cada vez mais tudo e todos, estejam a seguir o mesmo caminho que o título deste texto. Falarei sobre esta temática muito por culpa da visita que o Benfica fez á Vila das Aves para visitar o nobre clube da nossa terra. Mesmo para quem não goste, o Benfica é grande, tem realmente uma falange de adeptos a nível mundial enormissima, mobiliza muitas pessoas e muito dinheiro. Há que dar valor, mas mesmo assim e por ser assim, não quer dizer que toda a gente deva subjugar-se a este império, e ser mais um seguidor porque é fixe e é grande! Vi muitos conterrãneos meus neste dia sabendo de antemão que eram benfiquistas, a bajularem-se com vestimentas benfiquistas, todos contentes, pareciam uns anjinhos, e aos olhos de muitos como eu, não passaram e passam agora de uns burros só pelas figuras que durante duas horas fizeram! Nada tenho contra aquelas pessoas que realmente são adeptas, tenho sim contra aquelas que durante uma época inteira são capazes de assitir aos jogos do Aves, e que num momento daqueles em que o Aves estava em condições de fazer história abrem por assim dizer as pernas áquele império e ainda caem no ridiculo de ridicularizarem as gentes das Aves. Honra áqueles que não fizeram igual e apoiaram o que é da terra! Podemos nao ter o maior clube do Mundo, nem a melhor terra do mundo, mas é nosso, e ao que é nosso dá-se valor! Cão que não conhece dono não merece respeito algum! De salientar então pela positiva todos aqueles que num jogo de Juniores a contar para o acesso á fase final que encheram o Campo Bernardino Gomes, e todos aqueles que se deslocaram a Leça do Balio para a segunda mão, pelo que me disseram terá chegado ás 4 centenas de Avenses! Parabéns para eles! Vila das Aves só há uma, e tudo o que nela contém é autêntico, é isto Bairrismo, deêm valor ao que é nosso, depende de cada um de nós! Deixo abaixo um video que para mim demonstra o que é defender a terra.
Em todas as gerações assiste-se a uma mudança de mentalidades, quer seja pequena, grande, construtiva, destrutiva, importante ou "estilo merda" (desculpem-me o termo, mas no futuro irei usar alguns vocábulos menos apropriados quando achar justificado). A geração que começa a ganhar forma para entrar no mundo dos adultos, encaixa grande parte no "estilo", e é para pena minha e de muito boa gente, que um dia iremos precisar destes individuos seja para ter direito a uma reforma, seja para sermos medicados, aconselhados, dirigidos e/ou guiados. Esta minha visão apocalíptica, começou a ganhar forma quando comecei a conviver quase diariamente, e em períodos grandes de tempo, com jovens com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos. A ignorância sempre foi um flagelo que me causou "espécie", mas houve tempos em que era uma necessidade para muita gente (tempos de Salazar, em que as pessoas tinham que trabalhar para sobreviver, a escolaridade não era obrigatória e por aí fora), mas os tempo mudaram e hoje a qualidade de vida, embora muitos se queixem e alguns com razão, é bem melhor e é possivel a quase quase todos que façam pelo menos o 12º. ano, fará o 9º. E fazem, mas para quê??? Para aprenderem o quê??? Uns não sabem o que foi o nazismo, não sabem quem foi Hitler, outros não sabem o que foi a Guerra do Ultramar, não sabem que Angola e Moçambique já foram Portugal, cagam para o Camões a para o Fernando Pessoa, então se os confrontarmos com a história de Vila das Aves, ui é melhor esquecer. Ao invés disto tudo, só sabem "comer" cigarros, fumar charros, apanhar a "bebeda" todas as semanas, sabem o caminho de olhos fechados para o retratos, para a pedra, sabem andar á porrada por um encontrão casual, o Benfica e o Porto é que são altamentes, e se o país entrar na falência e as pessoas das Aves não tiverem emprego, que se lixe, desde que haja mortalhas, som no telemóvel e trocos para cigarros e minis tá tudo bem. FODA-SE, eu também sei fazer aquilo tudo, curto de vez em quando, mas não sou BURRO! Oh pá, mexam-se, ACORDEM PARA A VIDA, ide ver o Aves, ide ver o Ringe, joguem futsal, metam-se na politica da freguesia (mas atenção, com ideias e ideiais, não é só para mostrar o fato e obter uns favorzinhos de vez em quando), ide treinar os putos, ANDEM NA ESCOLA PARA APRENDER E PARA FAZER VALER A PENA O DINHEIRO QUE OS VOSSOS PAIS GASTAM CONVOSCO! Cabe a todos os que têm meio palmo de testa, mostrar o caminho a estas "ovelhas", senão cada vez a cêpa é mais torta!
Já há algum tempo que penso, medito, converso e discuto com as pessoas mais próximas de mim, sobre as várias problemáticas da nossa sociedade em geral, e do microclima social AVENSE em particular. Tenho as minhas opiniões, normalmente bem vincadas, e normalmente viradas para que rumos tomamos nos últimos anos, e vamos tomando no dia-a-dia, como sociedade ignorante que tem o vicio e a presunção de se apelidar de inteligente. Grande parte dos artigos que irão ser publicados aqui serão vocacionados para a temática AVENSE, podendo ser ligados e interligados com exemplos, atitudes e formas de estar, vindas da sociedade mundial. Espero que achem interessante, que participem ao nível de comentários e que visitem.